A história de Arroio dos Ratos está ligada à exploração do carvão. A partir da descoberta do mineral em 1853, a cidade iniciou um importante ciclo econômico, permanecendo durante décadas, o principal pólo da indústria carbonífera brasileira.
Quando da desativação das minas, buscou-se outras alternativas de crescimento, atingindo o setor agropecuário, o comércio e a indústria.
Com uma área total de 425,9 Km² e uma população de pouco mais de 14.000 habitantes, o município estruturou seu distrito industrial de 70 hectares, para receber empresas das mais diversas áreas.
A economia da cidade se baseia principalmente na agricultura, especialmente na produção de madeira e melancia, ostentando o título de “Capital Nacional da Melancia”. A tradição é tão grande que se realiza anualmente a festa da fruta com shows e atrações que movimentam a cidade e região.
O nome curioso do município está ligado ao arroio que banha a cidade de um extremo a outro. Ao longo deste, pode ter havido grande quantidade de uma espécie de roedores, originando o nome do arroio e da cidade.
Na área de cultura e lazer, Arroio dos Ratos possui um balneário municipal com extensa área para camping e, o Museu Estadual do Carvão que além de área verde para feiras e eventos, abriga a história da indústria carbonífera nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário